Exercicios

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
Poli
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:14
Registrado em:23 Mai 2007, 18:11
Exercicios

Mensagem por Poli » 23 Mai 2007, 18:17

Boa noite,

Sou nova na area de redes, etou resolvendo um quetionario sobre o modelo OSI, e neste questionario apareceu tal pergunta:

Quais as principais características e serviços prestados pela camada física do modelo OSI? Explique cada uma delas.

Cuja pergunda q não conigo responder...

Será q alguem pode me dar uma forçinha? :roll:

Poli
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:14
Registrado em:23 Mai 2007, 18:11

Mensagem por Poli » 23 Mai 2007, 18:19

Galera desculpa minha letra "S" no teclado esta problematica!!! :(

Poli
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:14
Registrado em:23 Mai 2007, 18:11

Re: Exercicios

Mensagem por Poli » 23 Mai 2007, 18:20

Poli escreveu:Boa noite,

Sou nova na area de redes, estou resolvendo um questionario sobre o modelo OSI, e neste questionario apareceu tal pergunta:

Quais as principais características e serviços prestados pela camada física do modelo OSI? Explique cada uma delas.

Cuja pergunda q não consigo responder...

Será q alguem pode me dar uma forçinha? :roll:

icofidenco
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:4
Registrado em:18 Mai 2007, 20:10

Mensagem por icofidenco » 24 Mai 2007, 14:39

Segue explicação de cada camada

CAMADA 7 - APLlCAÇÃO

A camada de aplicação faz a interface entre o protocolo de comunicação e o aplicativo que pediu ou receberá a informação através da rede. Por exemplo, se você quiser baixar o seu e-mail com seu aplicativo de e-mail. ele entrará em contato com a camada de Aplicação do protocolo de rede efetuando este pedido.

CAMADA 6 - APRESENTAÇÃO

A camada de Apresentação, também chamada camada de Tradução, converte o formato do dado recebido pela camada de Aplicação em um formato comum a ser usado na transmissão desse dado, ou seja, um formato entendido pelo protocolo usado. Um exemplo comum é a conversão do padrão de caracteres (código de página) quando, por exemplo, o dispositivo transmissor usa um padrão diferente do ASCII, por exemplo. Pode ter outros usos, como compressão de dados e criptografia.

A compressão de dados pega os dados recebidos da camada sete e os comprime (como se fosse um compactador comumente encontrado em PCs, como o Zip ou o Arj) e a camada 6 do dispositivo receptor fica responsável por descompactar esses dados. A transmissão dos dados torna-se mais rápida, já que haverá menos dados a serem transmitidos: os dados recebidos da camada 7 foram "encolhidos" e enviados à camada 5.

Para aumentar a segurança, pode-se usar algum esquema de criptografia neste nível, sendo que os dados só serão decodificados na camada 6 do dispositivo receptor.

CAMADA 5 - SESSÃO

A camada de sessão permite que duas aplicações em computadores diferentes estabeleçam uma sessão de comunicação. Nesta sessão, essas aplicações definem como será feita a transmissão de dados e coloca marcações nos dados que estão sendo transmitidos. Se porventura a rede falhar, os computadores reiniciam a transmissão dos dados a partir da última marcação recebida pelo computador receptor.

Por exemplo, você está baixando e-mails de um servidor de e-mails e a rede falha. Quando a rede voltar a estar operacional a sua tarefa continuará do ponto em que parou, não sendo necessário reiniciá-la.

CAMADA 4 - TRANSPORTE

A camada de Transporte é responsável por pegar os dados enviados pela camada de Sessão e dividi-los em pacotes que serão transmitidos pela rede, ou, melhor dizendo, repassados para a camada de Rede. No receptor, a camada de Transporte é responsável por pegar os pacotes recebidos da camada de Rede e remontar o dado original para enviá-lo à camada de Sessão. Isso inclui controle de fluxo (colocar os pacotes recebidos em ordem, caso eles tenham chegado fora de ordem) e correção de erros, tipicamente enviando para o transmissor uma informação de reconhecimento (acknowledge), informando que o pacote foi recebido com sucesso.

A camada de Transporte separa as camadas de nível de aplicação (camadas 5 a 7) das camadas de nível físico (camadas de 1 a 3). Como você pode facilmente perceber, as camadas de 1 a 3 estão preocupadas com a maneira com que os dados serão transmitidos e recebidos pela rede, mais especificamente com os quadros transmitidos pela rede. Já as camadas de 5 a 7 estão preocupadas com os dados contidos nos pacotes de dados, para serem enviados ou recebidos para a aplicação responsável pelos dados. A camada 4,Transporte, faz a ligação entre esses dois grupos.

CAMADA 3 - REDE

A camada de Rede é responsável pelo endereçamento dos pacotes, convertendo endereços lógicos em endereços físicos, de forma que os pacotes consigam chegar corretamente ao destino. Essa camada também determina a rota que os pacotes irão seguir para atingir o destino, baseada em fatores como condições de tráfego da rede e prioridades.

Como você pode ter percebido, falamos em rota. Essa camada é, portanto, usada quando a rede possui mais de um segmento e, com isso, há mais de um caminho para um pacote de dados trafegar da origem até o destino.

CAMADA 2 - LINK DE DADOS

A camada de Link de Dados (também chamada camada de Enlace) pega os pacotes de dados recebidos da camada de Rede e os transforma em quadros que serão trafegados pela rede, adicionando informações como o endereço da placa de rede de origem, o endereço da placa de rede de destino, dados de controle, os dados em si e o CRC. A estrutura do pacote de dados criado por essa camada nós já vimos na Figura 2.5.

O quadro criado pela camada Link de Dados é enviado para a camada Física, que converte esse quadro em sinais elétricos para serem enviados através do cabo da rede.

Quando o receptor recebe um quadro, a sua camada Link de Dados confere se o dado chegou íntegro, refazendo o CRC. Se os dados estão o.k., ele envia uma confirmação de recebimento (chamada acknowledge ou simplesmente ack). Caso essa confirmação não seja recebida, a camada Link de Dados do transmissor reenvia o quadro, já que ele não chegou até o receptor ou então chegou com os dados corrompidos. Nós já havíamos visto esse princípio de correção de erros no tópico Conceitos Básicos.

CAMADA 1 - FÍSICA

A camada Física pega os quadros enviados pela camada de Link de Dados e os transforma em sinais compatíveis com o meio onde os dados deverão ser transmitidos. Se o meio for elétrico, essa camada converte os Os e 1s dos quadros em sinais elétricos a serem transmitidos pelo cabo. Se o meio for óptico (uma fibra óptica), essa camada converte os Os e 1 s dos quadros em sinais luminosos e assim por diante, dependendo do meio de transmissão de dados.

A camada Física especifica, portanto, a maneira com que os Os e 1s dos quadros serão enviados para a rede (ou recebidos da rede, no caso da recepção de dados). Ela não sabe o significado dos Os e 1 s que está recebendo ou transmitindo. Por exemplo, no caso da recepção de um quadro, a camada física converte os sinais do cabo em Os e 1 s e envia essas informações para a camada de Link de Dados, que montará o quadro e verificará se ele foi recebido corretamente.

Como você pode facilmente perceber, o papel dessa camada é efetuado pela placa de rede dos dispositivos conectados em rede. Note que a camada Física não inclui o meio onde os dados circulam, isto é, o cabo da rede. O máximo com que essa camada se preocupa é com o tipo de conector e o tipo de cabo usado para a transmissão e recepção dos dados, de forma que os Os e 1s sejam convertidos corretamente no tipo de sinal requerido pelo cabo, mas o cabo em si não é responsabilidade dessa camada.

icofidenco
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:4
Registrado em:18 Mai 2007, 20:10

Mensagem por icofidenco » 24 Mai 2007, 14:42

extraido do livro redes curso completo Gabriel torres

Poli
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:14
Registrado em:23 Mai 2007, 18:11

Mensagem por Poli » 24 Mai 2007, 16:07

Obrigada :D

Responder