redes cabeadas com mais de 400m como fazer?

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
icofidenco
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:4
Registrado em:18 Mai 2007, 20:10
redes cabeadas com mais de 400m como fazer?

Mensagem por icofidenco » 18 Mai 2007, 20:17

Olá pessoal sou novo no fórum e gostaria de saber como ligar em rede tres blocos administrativos de uma escola. Os tres blocos já possuem uma rede estruturada individual e gostaria que essas tres redes se comunicassem porém esbarro na questão da distância. Como posso fazer? Gostaria de ligá-las com cabo utp. O que é necessário para isso? Existe algum repetidor de sinal. Agradeço pela ajuda

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 21 Mai 2007, 20:59

Primeiramente, a distâcia para cabos UTP, é impossível sem o uso de repetidores a cada 90 metros. Porém dependendo dos equipmentos e cabos utilizados, isso pode causar uma coisa chamada pahse jitter, o que seria uma espécie de variação de sinal a longas distâncias onde torna-se impossível a identificação dos sinais elétricos. No caso de UTP, acima de 100 metros. como utilizamos 10 metros em média entre os patch-cords, restam 90 metros. Isso é totalmente desaconselhável, pois, além de criar distorções devido a distância, o cabeamento UTP não foi feito para passar em áreas externas sem a devida acomodação, etc..., ele se deteriora rapidamente.

Independente de qualquer coisa, para ambientes externos, é aconselhável o uso de cabos aéreos auto-sustentáveis ou subterrâneos. Estes devem ser também devidamente acomodados. A vantagem é que os mesmos são preparados para as agreções do ambiente externo. Como é uma instalação duradoura, o custo acaba compensando na maioria dos casos.
No seu caso, por ser uma distância maior que 100 metros, o tipo do cabo aconselhável é a fibra multimodo.
Os cabos externos, tipo loose, são geleados com uma substância derivada do petróleo para isolar da umidade e tensões. Isso é combustível, portanto, nunca deve se utilizar internamente. Este deve entrar na construção, no máximo, até a entrance facilities. Dela, faz-se uma emenda, de preferência através de um DIO (uma espécie de patch-pannel para fibra) e segue-se com a parte interna, com o cabo tipo tight até o seu rack.

Se você ligar todos os prédios, como um anel, você teria uma redundância. Isso é interessante, mas você teria que utilizar o protocolo STP (Spanning-Tree Protocol) para não ter loop na sua rede.

Uma outra solução barata, mas mais vulnerável, é a utilização de Wireless. Pode-se utilizar antenas direcionais apontando para cada edifício, sendo o centro, o principal. Utilize antenas de qualidade que atendam a demanda. Não há necessidade uma se utilizar uma antena com muito mais dB, sendo que está apenas a 400 metros. Isto é, você evita que outras pessoas captam seu sinal. Lembre-se, quanto mais forte o sinal, mais pessoas estaão ao seu alcance. Imagine uma antena que alcance 8 km. você terá passado 7,6 km de seu alvo. São 7,6 Km a mais de preocupação :)

Uma coisa é certa: Não utilize o cabeamento UTP para esta conexão entre os prédios. Isso vai acabar com sua rede e só dar dor de cabeça.

Abraços
Ronaldo A. Bueno Filho

icofidenco
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:4
Registrado em:18 Mai 2007, 20:10

Mensagem por icofidenco » 22 Mai 2007, 18:33

ok amigo obrigado pela resposta. vou seguir seu ultimo conselho e usar wireless ok. alguma dica para segurança e equipamentos (marca)?

Responder