Separação de Lan

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
Carlos Massa
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:1
Registrado em:18 Mai 2007, 08:28
Separação de Lan

Mensagem por Carlos Massa » 18 Mai 2007, 08:43

Bom dia. Tenho uma Lan Windows 2003 baseada em dominio com os serviços essenciais de infra-estrutura ativos e necessito separar o setor de projetos por questão de performance mas este setor deve continuar a utilizar os recursos desta Lan.Como proceder neste caso, quais equipamentos a serem utilizados?

Grato,
Carlos H. Massa

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 21 Mai 2007, 20:16

Olá!
Você pode resolver isso de muitas maneiras.

- Se você utiliza um HUB, jogue fora e compre um switch. O switch tem a capacidade de segmentação, isto é, um dado enviado para um destino, apenas o destino receberá. O HUB, espalha para todos (Broadcast), isso gera muitas colisões e, consequentemente, muito tráfego.

- Você pode criar VLANs. Isso separa o broadcast de cada setor, isto é, de cada "separação" - uma vlan para cada departamento.

- Utilize em todos os computadores o modo Full-Duplex.

- Se possível, nos servidores, utilize velocidade de 1Gbps e nas workstations, 100 Mbps.

- Caso não seja possível a porta Gigabit (1Gbps) para os servidores, pode-se utilizar mais de uma placa de rede no servidor, sendo que cada uma com endereçamento diferente e configurado para cada VLAN, isto é, cada departamento teria no mesmo servidor, seu próprio meio físico de acesso. (vale lembrar que, no servidor, seria bom que tivesse bom processador e memória).

- Criar um servidor de serviços dedicados, como dados, internet, apliação, etc.

----------

Seria interessante se você pudesse colocar a quantidade de tráfego mais ou menos que trafega pela sua rede, como exemplo, internet, acesso aos servidores, quantos servidores possuem, quem acessa o que, etc..., tudo isso é levado em conta na hora de uma solução adequada e de baixo custo.
Ronaldo A. Bueno Filho

Responder