URGENTE - VPN

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
loverbeck
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:7
Registrado em:05 Dez 2006, 00:39
Localização:Fernandópolis
URGENTE - VPN

Mensagem por loverbeck » 30 Abr 2007, 12:01

E ai galera, tudo beleza ?????

Eu estou com duvida .. tem uma rede de supermecados aqui em minha cidade, 3 filiais. O dono está querendo interliga-las para fazer as movimentações ( acesso a 1 maquina que é o servidor de banco de dados ).

Bom qual será a melhor solução para esse caso ? e qual a topologia de rede que devo utilizar.

Me falaram em VPN ... mas nao sei não creio que nas transações que será efetuadas no BD ele nao vai aguentar e vai cair...

ok ..

Atenciosamente

Fabiano Loverbeck Cremonin :D
_________
Loverbeck

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 01 Mai 2007, 17:13

Nestes casos, para definir qual a melhor solução, devemos levar em conta qual é o tráfego da rede, qual a banda utilizada, a criticidade (importância e impacto caso exista uma falha de conectividade) e a disponibilidade de verba para investimento.

Se o banco de dados for sobre todas as vendas de todos os supermercados, isto é, afeta diretamente os negócios e impede que vendas sejam realizadas, a melhor solução seria um link de dados dedicado, como um frame relay.

Se for pensar mais a fundo, seria interessante investir numa estrutura boa, pois assim, permitiria reduzir até mais gastos, como de telefone (VoIP) entre os supermercados (trafego sobre a estrutura de rede). Com PABX digital e um simples gateway de VoIP você faz isso.

Voltando ao assunto, se for crítico, aconselho links dedicados fornecidos por uma empresa consolidada, como links da EMBRATEL, Telefônica, etc... (são caros, mas garantido)

A VPN pode suportar sim, mas depende da qualidade de sua conexão com a internet e da banda disponível. É um meio mais barato, mas se não implantada corretamente, pode gerar prejuízos.

O que geralmente vejo em médias e grandes empresas, eles possuem um link dedicado, geralmente Frame-relay ou ATM e possuem uma VPN redundante em cima da conexão de internet, como um ADSL de 512 Kbps ou 1 Mbps.
Outros, utilizam um outro link dedicado apenas para redundância. Imagine 3 supermercados, o primeiro mantendo conectividade com outros dois através de 1 link para cada e de repente o supermercado 2 cai. Você perde a comunicação total entre o supermercado 2 com o 1.
Se você conectar um link entre os supermercados 2 e 3, se qualquer link cair, você terá, com apenas mais um link, sua redundância. Imagine a mesma situação, onde o 2 perdeu a conectividade com o 1, simplesmente, ele passa a se comunicar com o 3 e do 3 para o 1 até que a conectividade seja restabelecida.

Para a VPN, temos vários equipamentos, como switches e roteadores que possuem esta função. Se bem implantada, é uma boa solução e muito mais barata.

Acredito que a topologia seria estrela, onde o centro seria a localidade do servidor.

Abraços
Ronaldo A. Bueno Filho

Responder