Montando LAN House

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
Avatar do usuário
ttettew
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:12
Registrado em:14 Dez 2006, 09:59
Localização:São João de Meriti - RJ
Montando LAN House

Mensagem por ttettew » 09 Jan 2007, 11:22

Bom dia pessoal!!!
Preciso de uma dica a respeito de uma LAN House que estou ajudando a montar...estaremos pendurando 15 maquinas a um switch mais um servidor...a questão é a seguinte: Disponibilizando a InterNet através servidor corro o risco de deixar toda a rede fora caso caia o servidor, sem a utilização de um servidor backup teria uma outra forma de disponibilizar a internet para as outras maquinas??? Estava pensando se poderia fazer isso através do switch, ele é capaz de gerenciar esse serviço???
Conto com ajudas de vcs!!!
Mateus Fortunato

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 14 Jan 2007, 18:32

Olá!
Sempre existe um jeito, o duro é que as vezes esse jeito sai caro.

Bom, se for servidor apenas de internet, existem várias formas baratas de ter um server reserva. Você pode configurar seu roteador (caso seja pppoe, tipo speedy) para que ele forneça a internet diretamente conectado ao switch. A grande desvantagem é a falta de segurança, mas dá até para criar algumas regrinhas e filtros no roteador para ajudar.

Eu aconselho, caso seja um servidor apenas de DHCP, firewall via iptables e Internet, montar um PC antigo, estilo um 486 com o coyote Linux. Claro, utilize isso em casos que o seu server principal cair ou necessitar de manutenção. (não necessita de hd)

Se quiser, com um PC antigo um pouco mais robusto, como um pentium 133 com 32 de mem. RAM e uma HD pequena, você pode intalar o mandrake security, podendo rodar servidor de DHCP, internet, servidor de impressão e até samba (com hd pequena, fica inviável o samba), para compartilhamento de arquivos. Tem controle de firewall através de iptables e também um servidor proxy (filtro de sites, IPs, endereços, etc)

Opções existem várias, o problema é saber identificar qual a sua necessidade real para saber o quanto investir em redundância.

Abraços
Ronaldo A. Bueno Filho

Avatar do usuário
ttettew
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:12
Registrado em:14 Dez 2006, 09:59
Localização:São João de Meriti - RJ

Mensagem por ttettew » 17 Jan 2007, 14:21

Bom terei que recorrer pra modo switch mesmo, é o que já tenho...mesmo com os riscos que corro com a segurança...qualquer coisa fora isso vai sair do orçamento!!!

Vlw ronaldobf!!!
Mateus Fortunato

Responder