Que equipamentos devo comprar para uma rede de 10 micros?

Poste aqui suas dúvidas e sugestões sobre todas as tecnologias de redes e telefonia.
MOSE
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:3
Registrado em:27 Out 2006, 20:09
Que equipamentos devo comprar para uma rede de 10 micros?

Mensagem por MOSE » 27 Out 2006, 20:24

Preciso, por gentileza, de sugestão para compra de equipamentos para uma rede de 10 micros. Minha internet é de um provedor de minha cidade e é conectada por cabo de rede ligados num switch localizado num poste frente a minha casa e este switch liga o cabo de rede a um roteador D-Link 604 dentro de minha casa. Por se tratar de uma rede com 10 micros, gostaria de saber que tipo de roteador, swuitch devo usar. Há outra sugestão para uma rede mais rápida e segura? Minhas placas mães são Asus a7s266 on board. Sou muito grata pela ajuda. Agradeço!

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 30 Out 2006, 21:07

Olá!
Bom, tudo vai depender o que irá trafegar na rede. Mas a princípio, sua rede será uma simples rede local trafegando arquivos entre os computadores e compartilhando internet, correto?

Partindo deste princípio, digamos que você não precisa mais do que equipamentos SOHO. Claro, visando baixo custo com alguma qualidade mínima.

Não entendi bem a estrutura que você possui atualmente, mas pelo que percebi, você tem um roteador d-link e um switch.
Sobre equipamento, todos que tiverem o símbolo UL é bom. É como um inmetro.

Conecte no switch, de velocidade 100Mbps (nunca compre hub), todos os computadores. Compre um switch de 16 portas.
Conecte no switche o roteador e configure-o para compartilhar a internet, habilite o DHCP e pronto.

Agora, se for exigir maior segurança, controles, etc, instale um servidor dedicado Linux para que faça todos os serviços da rede. Isso é muito mais seguro.

Desculpe ser muito genérico, mas é que tentei abranger sua situação com os dados passados. Qualquer coisa, envie mais informações, dos equipamentos atuais, estrutura, etc...

Abraços
Ronaldo A. Bueno Filho

MOSE
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:3
Registrado em:27 Out 2006, 20:09

MODELO E MARCA DE SWITCH OU ROTEADOR PARA REDE

Mensagem por MOSE » 31 Out 2006, 20:10

O cabo da internet é rj45 (rede). Ele vem de fora e é conectado ao roteador d-link. Do roteador d-link eu conecto um cabo a meu micro, O que quero saber é que tipo, marca, modelo de switch me sugere usar se eu quiser aumentar para 10 micros? Também gostaria de saber se tenho que colocar um roteador melhor ou se este aguenta 10 micros com uso contínuo da internet.

--->roteador----> meu micro
!------------>switch-----> outros micros

Isso tá correto? Se estiver, que marca, ou modelo de equipamento me sugere?
Abraços
Mose

ronaldobf
Moderador
Moderador
Mensagens:328
Registrado em:28 Jan 2006, 03:34
Localização:Araras/Campinas - SP

Mensagem por ronaldobf » 02 Nov 2006, 23:18

Ok... você possui um roteador D-link 604, portanto, 4 portas LAN e 1 WAN.

Você pode utilizar 1 porta LAN e conecta-la a um switch de 16 portas. Acredito que seu roteador é suficiente para o que quer (compartilhar a internet).

Sobre o switch, compre um de 16 portas de 100Mbps, pois se no futuro for adicionar novos computadores ou outros equipamentos, você terá como aumentar sem problemas. A marca, digamos que existem várias, mas o ideal é que compre alguma que possua o certificado UL (Underwriters Laboratories), que certifica produtos. Se for para ter uma estrutura mais complexa, que exige desempenho, controle e garantias, utilize apenas produtos da 3com, Furukawa, etc.. agora, se for para compartilhar simplesmente a internet e alguns arquivos entre computadores, pode ser outras marcas mais baratas que encontramos em lojas de informática. Neste caso, o segredo é descobrir se são realmente switches, isto é, que trabalha na camada 2 do modelo OSI (camada de enlace), se trabalha em full-duplex e que sua velocidade seja de 100Mbps. Quando for comprar, olhe no manual que vem junto ao switch. Se tiver especificando essas informações, pode comprar. Marcas como Encore, D-link SOHO e outras, são algumas que encontramos nesta situação.


Só para esclarecer, como disse, tem-se várias e várias opções no mercado. Se for para empresas pequenas e casa, é aconselhável comprar sempre o menor custo com um mínimo de qualidade. Agora, situações de tráfego intenso, maior controle, gaste mais, compre produtos top.

OBS: Se você quiser, pode segmentar sua rede utilizando seu roteador D-link, pois o mesmo tem 4 portas (ficando com até 4 redes diferentes).

Espero que tenha esclarecido alguma coisa :)

Abraços
Ronaldo A. Bueno Filho

MOSE
Membro Júnior
Membro Júnior
Mensagens:3
Registrado em:27 Out 2006, 20:09

Mensagem por MOSE » 09 Nov 2006, 10:49

Eu te agradeço muito, pois gostei demais das dicas sobre switch. Obrigadão mesmo!!! Um abraço, meu amigo!!

Responder